COVID-19: Secretaria de Saúde do DF testa mais de 12,2 mil moradores das regiões vulneráveis
Em cinco dias de ação itinerante, 540 pessoas tiveram resultado positivo para Covid-19
Os testes rápidos para detectar a Covid-19 na população das regiões mais vulneráveis continuam sendo feitos no Distrito Federal. Em cinco dias, a ação da Secretaria de Saúde já fez o exame em 12.216 brasilienses e diagnosticou a doença em 540. O objetivo da Testagem Itinerante é detectar a Covid-19 nas áreas mais remotas do DF, em pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado.
Na ação realizada nesta terça-feira (26), 148 cidadãos testaram positivo para a Covid-19. A Estrutural, pelo segundo dia consecutivo, foi a região com mais confirmações, registrando 73 testes positivos, em seguida o Sol Nascente, com 31 e o Condomínio Porto Rico (Santa Maria), com 13.
Também houve registro, durante a testagem, de 12 casos no Itapoã, 11 em São Sebastião, quatro no Arapoanga (Planaltina) e outros quatro em Brazlândia (essa região recebe tanto a testagem itinerante, quanto o teste por meio do drive-thru). Na mesma data, não houve casos da doença nos testes realizados no Varjão.
As ações da Testagem Itinerante começaram no dia 20 de maio, tendo como meta expandir a aplicação dos testes rápidos para os locais que não foram alcançados pelos postos de drive-thru. A iniciativa prevê ainda a distribuição de máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal à população, além de reforçar as orientações quanto às medidas de prevenção.
A expectativa é atender 27 locais do Distrito Federal até o dia 6 de junho. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos. https://sistemas.df.gov.br/mteste/
Balanço
Até o momento, somando todos os dias em que a Testagem Itinerante ocorreu, a região da Cobra Coral (Asa Sul) foi a única que teve apenas um caso da doença. Por outro lado, Estrutural foi a que mais registrou o novo coronavírus durante a ação, com 134 resultados positivos. O Sol Nascente vem em seguida com 79, Vila Cauhy (Núcleo Bandeirante) com 67, São Sebastião com 53 e Morro do Macaco (Samambaia) com 46 detecções.
O Itapoã teve, em cinco dias, 37 confirmações, Condomínio Porto Rico apresentou 32, Posto Fercal, 30, Pôr do Sol detectou 23 casos, Córrego do Arrozal e Vila São José (Vicente Pires) tiveram juntos 22 positivos. Os menores registros foram no Engenho das Lages (4), Vila Telebrasília (2), Brazlândia (2) e Varjão (1). As informações são da Agência Brasília.
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024