Governo de Goiás implanta guia para enfrentar o coronavírus nos municípios

O ‘Guia Orientador para Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS)’ sistematiza ações desde o posto de saúde até os hospitais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde  (SES-GO), realizou o encontro virtual “Oficina do Momento 2 da Organização RAS Covid-19 em Goiás”. O encontro foi para repassar orientações às equipes regionais para subsidiarem os municípios na implantação do instrumento Orientador para Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Enfrentamento à Pandemia pela Covid-19.

A implantação do guia está entre as medidas adotadas pela SES-GO para o enfrentamento à pandemia. O instrumento foi construído pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e propõe ações em todos os âmbitos da saúde, desde a atenção primária até a terciária, para contribuir com a maior eficiência das ações e serviços nos municípios.

“O guia é um instrumento orientador que sistematiza ações para apoio aos gestores estaduais, municipais e trabalhadores do SUS no combate à Covid-19, desde o posto de saúde até os hospitais”, explica a gerente de Atenção Primária da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-GO, Ticiane Nakae.

Organização

A tutora do Conass, Ângela Leite, explica que o coronavírus tem alta transmissibilidade e provoca uma síndrome respiratória aguda, que varia de casos leves – que somam cerca de 80% dos atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS) – aos mais graves, que são os 20% que vão demandar leitos de UTI. “É urgente, portanto, uma organização em Rede e Atenção à Saúde integrando os diversos pontos de atenção, além da capacitação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente”, alerta.

Esta é a primeira de uma série de seis oficinas para qualificar núcleos macrorregionais que atuarão junto aos municípios, levando apoio técnico para melhorar a capacidade de resposta dos serviços. O evento tem o apoio do Cosems e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás.

Deste primeiro encontro participaram 60 técnicos, das 18 regiões de saúde do estado. Além da Atenção Primária à Saúde, participarão das outras cinco etapas do treinamento a atenção ambulatorial especializada, população indígena, população privada de liberdade e quilombola, atenção hospitalar, Samu, UPA e unidades perinatais.

Para ter acesso ao guia, clique no endereço abaixo:
https://cosemsgo.org.br/material_de_apoio/guia-orientador-para-enfrentamento-da-pandemia-covid-19-na-rede-de-atencao-a-saude-conasems/

*Com informações do Governo de Goiás

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *