VOLTA ÀS AULAS: MEC determina retomada presencial em janeiro
Por Carol Castro
Na manhã desta quarta-feira (2), a portaria do Ministério da Educação (MEC) publicou, por meio do Diário Oficial da União, um decreto determinando a volta às aulas presenciais de todas as instituições de ensino brasileiras a partir de 4 de Janeiro de 2021, abrangendo, inclusive, os estabelecimentos federais de ensino superior, contando com todos os protocolos de biossegurança definidos pela Portaria MEC nº572, de 1º de julho de 2020.
De acordo com o documento, a adoção de recursos educacionais digitais e tecnologias de informação e comunicação não-convencionais podem e deverão ser utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, com o objetivo de integralizar a carga horária das atividades pedagógicas.
Quanto às práticas profissionais de especialização, a exemplo de estágios, deverão obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ficando vedadas as atividades caso as regras submetidas aos cursos pelo protocolo de biossegurança não estejam em conformidade com o órgão.
Especificamente para o curso de medicina, ficam autorizadas apenas as atividades ligadas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso.
Demos o dinheiro para investimento e queremos o retorno das aulas. Vamos tomar todos os cuidados
Milton Ribeiro, ministro da Educação
Da Redação