Governo sanciona nova lei do Fust
Por Gabriela Gallo
Nesta quinta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 14.109/2020, a qual atualiza o Fundo de Universalização dos Serviços de Comunicação (Fust). O objetivo da lei é democratizar o acesso à internet nas mais diversas regiões do país. Agora, políticas de telecomunicações governamentais podem ser financiadas com esses recursos, além de ampliar o uso de tecnologias de conectividade, melhorando a qualidade de redes e serviços.
Segundo o Ministério das Comunicações, um dos recursos mais beneficiados com a nova lei é o agronegócio. A lei também prevê um fundo garantidor, fora a criação de um conselho gestor, garantindo a aceleração na aplicação das políticas públicas voltada à ampliação de serviços e infraestrutura.
O Fust poderá levar internet aos produtores que estão em regiões distantes dos grandes centros urbanos e criar fazendas inteligentes, com o uso de tratores autônomos, drones e colheitadeiras interligados a redes sem fio. Além de favorecer uma ampliação significativa da produção agropecuária, a modernização no campo vai gerar milhões de empregos diretos e indiretos
Fábio Faria, ministro das Comunicações
Da Redação