GDF: Ibaneis aciona Plano de Prevenção para combater incêndios florestais
Por Gabriela Gallo
O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de emergência ambiental no Distrito Federal. A medida foi publicada, nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). É válida de março a novembro de 2020.
A secura da capital federal somada às altas temperaturas, podem resultar em altos índices de incêndios. Durante esse decreto, o GDF aciona o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no DF, mobilizando órgãos a promoverem ações de proteção ao Cerrado. Ano passado o GDF investiu R$ 3 milhões. O Corpo de Bombeiros, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar, a Defesa Civil e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) são os órgãos envolvidos.
Prevenção
As ações impostas ao órgão são: monitoramento da qualidade do ar, fiscalização de incêndios florestais, combate às queimadas, autorização de queima controlada e prestar ajuda às populações afetadas pelas queimadas. A Secretaria do Meio Ambiente registrou 243 focos de incêndio em unidades de conservação e parques no ano de 2020.
Da Redação