GDF: Ibaneis assina decreto que suspende cobrança de espaço público para feirantes
Por Gabriela Gallo
Nesta quarta-feira (24), governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou o decreto de regulamentação da Lei nº 6.576/2020, o qual suspende a cobrança da utilização de espaços públicos para feirantes e outros trabalhadores da área econômica. A medida é temporária e está em atividade até o fim da pandemia. Durante o evento de assinatura também estavam presentes o presidente da Câmara Legistativa do DF (LCDF), Rafael Prudente (MDB), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, e distritais.
Após a cerimônia, o chefe do Executivo local também afirmou que, com a chegada de 25,5 mil doses da vacina AstraZeneca, há pretensão de voltar com a campanha de vacinação na próxima quinta-feira (25) e ampliar o grupo prioritário para idosos a partir de 75 anos. As doses já estão disponíveis nos postos de vacinação. Ibaneis completou dizendo que não pretende realizar compra direta das vacinas já que confia no Ministério da Saúde. O Comitê de Operacionalização da Vacinação no DF deve se reunir hoje (24) para discutir mais detalhes.
Ontem mesmo o Fernando me encaminhou o pedido de recurso, são R$ 35 milhões no maior programa de reforma de feiras do Distrito Federal. Para essas nove primeiras feiras (Bandeirante, Candangolandia, Riacho Fundo, [Setor] M Norte [Taguatinga], Gama, São Sebastião, Santa Maria, Cruzeiro e Sobradinho) estão sendo disponibilizados R$ 35 milhões de reais para dar dar mais qualidade de vida e esses recursos já estão liberados ainda hoje. Já conversei com o André Clemente [secretário de Economia], hoje mesmo ele vai fazer a liberação desse dinheiro pra gente começar a reforma das feiras. […] Hoje estou feliz de poder regulamentar essa legislação e eu tenho convicção de que nós vamos encerrar o nosso momento, se não com todas, com a grande maioria das feira reformadas, trazendo tranquilidade para as famílias que trabalham e também segurança para aquelEs que frequentam as feiras do DF. Governo é pra quem precisa.
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação