COVID-19: Bolsonaro faz acordo para comprar 14 mi de doses de vacinas no primeiro semestre
Por Gabriela Gallo
Para conter a pandemia da Covid-19 e acelerar o processo de vacinação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu nesta segunda-feira (8), com o CEO da farmacêutica Pfizer, Albert Bourla, e fechou acordo para adiantar 5 milhões de doses da vacina até junho. Com esse adicional, o total de doses será de 14 milhões no primeiro semestre deste ano. A previsão da Pfizer era de entregar 99 milhões de doses para o Brasil ao longo do ano. A informação foi anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, acompanho do assessor especial do ministro da Saúde, Aírton Cascavel, no Palácio do Planalto.
Após as declarações, Guedes reforçou que a solução para enfrentar a crise econômica causada pela pandemia é a vacinação em massa. Em suas redes sociais, Bolsonaro ressaltou que o Ministério da Saúde prevê mais 29 milhões de doses até o fim do mês, além de que estão avançadas as negociações com o laboratório norte-americano Moderna.
Neste momento, quero apenas agradecer a gentileza desse encontro. Reconhecemos a Pfizer como grande empresa mundial, grande espaço no Brasil também. Gostaríamos de fechar contrato com os senhores até pela agressividade que o vírus tem se apressado no Brasil. Muito obrigado a todos! Bom dia e Deus vos abençoe
Jair Bolsonaro, presidente da República
Da Redação