CLDF debate criação de Universidade do Distrito Federal nesta quinta (17)
Por Gabriela Gallo
A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) irá debater, nesta quinta-feira (17) às 18h, a criação da Universidade do Distrito Federal (UniDF). A discussão é objeto de Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) nº 34/2020, que autoriza e determina a criação e define as áreas de atuação da UniDF. O evento será transmitido ao vivo pela TV Web CLDF. Estarão presentes a presidente da Comissão, Arlete Sampaio (PT), e os distritais Delmasso (Republicanos), Leandro Grass (Rede), Delegado Fernando Fernandes (PROS) e Jorge Vianna (Podemos).
O projeto foi proposto pelo Executivo e tramita na Casa há um ano. Segundo o Governo do DF, a criação da UniDF busca responder ao marco legal de implantação do ensino público superior distrital e segue o Plano Distrital de Educação (PDE). De acordo com o Buriti, a Fundação Aberta do Distrito Federal (Funab), por sua necessidade de expansão, busca o credenciamento de escolas superiores. A implantação das escolas somadas a novos cursos e faculdades, vão materializar a constituição da universidade distrital.
O projeto recebeu inúmeras emendas de parlamentares com o propósito de aprimorar a proposição original. A criação de uma instituição de ensino superior vinculada ao GDF requer a participação de diversos segmentos da sociedade na sua construção e implementação
Arlete Sampaio, deputada distrital e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura
Da Redação