BRB contata CLDF para construir 3 hospitais no DF
Por Gabriela Gallo
O Banco de Brasília (BRB) solicitou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a construção de três novos hospitais modulares no DF. A proposta é construir estruturas acopladas aos hospitais regionais de Planaltina, Samambaia e Paranoá, totalizando 300 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes que contraíram a Covid-19. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, acionou os deputados distritais e pediu ajuda, em forma de emendas parlamentares, para custear as construções. O pedido foi enviado na quarta-feira (17).
Os hospitais serão permanentes, ou seja, continuarão funcionando após a pandemia. O presidente do banco reforçou que a ideia é unir forças com o Governo do DF (GDF), a CLDF e o setor produtivo para ajudar a rede pública durante a pandemia; além de oferecer emprego e renda, segundo Costa. O dinheiro dos hospitais, que ainda está sendo calculado, seria encaminhado para o Instituto BRB e a entidade faria a operação do projeto. Não há prazo para resposta da Casa.
Isso representa um esforço conjunto, de vários poderes e da iniciativa privada, visando construir uma saída importante e perene para o sistema público do DF. Tem um componente simbólico. É preciso que a gente abra um volume expressivo de leitos.
Paulo Henrique Costa, presidente do BRB
Da Redação