Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

GDF: Ibaneis anuncia que reabrirá comércio na segunda (29) e amplia campanha de vacinação no DF

Por Gabriela Gallo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, em entrevista ao Correio Brazilense, que lojas e estabelecimentos comerciais poderão reabrir a partir desta segunda-feira (29). Semana passada ele editou um decreto que permitisse a reabertura do comércio, tirando boates e casas noturnas, com horários alternados de funcionamento afim de evitar aglomerações. O toque de recolher das 22h às 5h permanece ativo.

A medida foi possível graças à taxa de transmissão do DF não ter aumentado na última semana. Agora ela está em 0,99; ou seja, cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 99. A situação é considerada controlada quando a taxa de transmissão está abaixo de 1,0. O comércio de rua está autorizado abrir das 11h às 20h, shoppings das 13h às 21h, bares e restaurantes das 11h às 19h, academias das 6h às 21h e salões de beleza das 10h às 19h.

Vacinação

Além disso, nesta sexta-feira (26) Ibaneis ampliou o grupo prioritário de vacinação para idosos de 67 e 68 anos na capital federal. Para este grupo não é necessário agendamento da vacinação. Além da faixa etária, hoje (26) também começou a vacinação para profissionais da saúde da rede privada, servidores do Instituto Médico Legal (IML), agentes funerários, dentistas, dentre outros profissionais da saúde que não se enquadravam na primeira leva. Estes precisam marcar o horário para receber as doses. A expectativa é imunizar 28 mil pessoas deste grupo até o fim da primeira etapa (30 de março).

Ontem a Secretaria de Saúde também anunciou que conseguimos diminuir o tempo de espera para leitos de UTI. Isso ocorreu porque conseguimos manter a taxa de transmissibilidade abaixo de 1.00 e porque, apenas na última semana, abrimos 257 novos leitos na rede pública de saúde apenas para atender pacientes graves com Covid-19. De toda forma, preciso pedir para que mantenham o isolamentos e os cuidados, lavando as mãos e usando máscaras. A variante do Reino Unido foi identificada circulando em Brasília.

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *