GDF começa a vacinar profissionais de segurança pública nesta segunda (5)
Por Gabriela Gallo
Nesta segunda-feira (5) começa a primeira etapa de vacinação contra o coronavírus para os profissionais de segurança pública. Serão destinadas 2.310 doses para todas as categorias de policiais, agentes do Detran e do DER, além de servidores da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), do Ministério da Justiça, do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e do sistema socioeducativo. Para abranger esse público, não estarão liberadas vacinas para idosos com 66 anos.
A imunização desse grupo é possível graças à entrega de 116 mil doses das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao DF, na última quinta-feira (1). Segundo o novo secretário de Segurança Pública (SSP-DF), Júlio Danilo, os primeiros a serem vacinados são os profissionais que estão na linha de frente, como aqueles envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar e na vigilância das medidas de distanciamento social; a idade então influenciará na ordem de receber a vacina.
Levamos em consideração, neste primeiro momento, os servidores que estão mais expostos ao contágio e transmissão do vírus. A imunização desses profissionais é primordial para continuidade dos serviços desempenhados pelas forças de segurança, que mesmo diante da pandemia tem se destacado no cenário nacional. Também foram observados critérios estabelecidos pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, informados por meio de nota técnica (Nº 297/2021)
Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF (em entrevista ao Correio Braziliense)
Da Redação