‘Código Sinal Vermelho’: Parque da Cidade entra para lista de pontos de denúncia para casos de violência doméstica
Por Carol Castro
Com o objetivo de incentivar as vítimas de violência doméstica e familiar a denunciarem os maus tratos de forma a se sentirem mais seguras, o Governo do Distrito Federal divulgou, nessa terça-feira (1), que o Parque da Cidade passará a ser um dos pontos de apoio às vítimas. Segundo o texto do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), as vítimas poderão ir ao estabelecimento participante e apresentar um “X” vermelho na mão, como sinal de que estão vivendo uma situação de vulnerabilidade podendo, inclusive, pedir ajuda verbalmente.
De acordo com informações, os funcionários do local serão capacitados para acolher as mulheres por meio da campanha do ‘Código Sinal Vermelho’, criada a partir de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o governo local. Vigilantes e demais colaboradores assistirão a uma palestra nesta quarta-feira (2) que visa esclarecer o que é o Código Sinal Vermelho e como participar da campanha.
É preciso incentivarmos as mulheres a denunciar qualquer tipo de violência e, além disso, é necessário ensinarmos à sociedade como agir diante de uma situação de violência doméstica.
Mayara Rocha, primeira-dama do Distrito Federal
Da Redação