Bolsonaro sobre alteração no Marco Temporal: ‘Será um duro golpe ao nosso agronegócio’
Por Sabrina Santos
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (15), que se o marco temporal for alterado será um duro golpe para o agronegócio. De acordo com Bolsonaro, se o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar o entendimento sobre reconhecimento de terras indígenas, as repercussões internas e externas serão ‘catastróficas’. A afirmação foi feita em cerimônia no Palácio do Planalto.
O STF irá retomar hoje (15), o julgamento sobre a tese que pode permitir mais demarcações de terras indígenas. Para o mandatário se houver alteração na tese, o valor do alimento vai disparar, podendo causar um desabastecimento global, já que o Brasil deixaria de exportar alimentos para países que não tem segurança alimentar.
Se esse novo marco temporal passar a existir, caso o STF assim entenda, será um duro golpe ao nosso agronegócio, com repercussões internas quase catastróficas, mas também lá para fora. Estamos experimentando uma inflação alta nos gêneros alimentícios no mundo todo. O Brasil tem sua segurança alimentar, mas muitos outros países dependem do que nós produzimos para que eles lá fora tenham segurança alimentar. A cada cinco pratos de comida consumidos no mundo, um vem do Brasil.
Jair Bolsonaro, presidente da República
Da Redação