Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

TSE forma maioria contra cassação do mandato de Bolsonaro e Mourão

Por Sabrina Santos

Nesta quinta-feira (28), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atingiu a maioria de quatro votos contra a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seu vice, Hamilton Mourão (PRTB). A corte iniciou na última terça-feira (26), o julgamento de duas ações que tratam do disparo em massa de mensagens via aplicativo WhatsApp durante a campanha eleitoral de 2018, conduta vedada pelas regras eleitorais do país.

No primeiro julgamento, apenas os ministros Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell e Sérgio Banhos votaram contra a cassação, mas o caso foi retomado hoje (28), com o voto do ministro Carlos Horbach, formando a maioria entre os sete integrantes da corte. De acordo com Horbach, não ficou comprovado a existência de um esquema que disparasse informações falsas contra os adversários de Bolsonaro nas últimas eleições, conforme foi protocolada a petição inicial do Partido do Trabalhador (PT).

Nenhuma das partes conseguiu provar o teor das mensagens, o modo pelo qual o conteúdo repercutiu perante o eleitorado e o alcance dos disparos.

Carlos Horbach, ministro do TSE

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *