Marina Silva assume Meio Ambiente e anuncia criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática
Por Sabrina Santos
Marina Silva assumiu nessa quarta-feira (4) o Ministério do Meio Ambiente, quase 15 anos depois de ter deixado o comando da pasta no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2008. A posse da ministra foi acompanhada por centenas de pessoas no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Devido a super lotação do espaço, muitos apoiadores não puderam entrar para acompanhar a cerimônia.
Na ocasião, Marina anunciou a criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática, autarquia que ficará vinculada à pasta, que agora passa a se chamar Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, mantendo a sigla MMA. Dea cordo com a ministra, o projeto deve ser constituído até o fim de março.
Até março deste ano, será formalizada a criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, além da criação de um conselho sobre mudança do clima, a ser comandado pelo próprio presidente da República, e com a participação de todos os ministérios que estão agora nesta Esplanada, da sociedade civil, dos estados e municípios. O conselho será o locus [lugar] central da concertação e pactuação das políticas brasileiras sobre mudança do clima e vai além da esfera federal.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024