Foto: Reprodução
Lula sanciona lei que torna CPF único registro de identificação geral no país
Por Sabrina Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, a Lei 14.534/23, que torna o CPF (Cadastro de Pessoa Física) o único número de identificação geral no País. Com a norma, os órgãos públicos não poderão exigir números de outros documentos no preenchimento de cadastros.
De acordo com o texto, outros documentos poderão ser solicitados pelos órgãos públicos, mas a ausência das informações não poderá mais impedir a conclusão do cadastro ou requerimento. Os governos municipais, estaduais e federal têm prazo de 12 meses para se adaptar à nova regra.
Também haverá prazo de 24 meses para que os órgãos e as entidades façam as mudanças para os sistemas e bases de dados trocarem informações entre si a partir do CPF. A lei ainda prevê que novos documentos emitidos usem o CPF como número identificador, sem gerar nova numeração única, como acontece nos títulos de eleitor e carteiras de motorista.
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

