No Uruguai, Lula diz estar de acordo com renovação do Mercosul
Por Sabrina Santos
Nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está “totalmente de acordo” com a proposta do governo do Uruguai, que defende mudanças nas regras do Mercosul. Lula fez declaração à imprensa ao lado do presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pau, durante visita a Montevidéu.
Na ocasião, o presidente defendeu ainda que um acordo comercial com a China seja discutido em conjunto pelo Mercosul. O Uruguai já negocia com a China um tratado de livre comércio, que está em fase avançada. As negociações entre os dois países deixa de fora o bloco sul-americano. O Uruguai vem sendo alvo de críticas de alguns países membros do Mercosul porque há o temor de que o bloco seja prejudicado.
Quero dizer para o presidente (Lacalle Pou) que, as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo. (…) Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024