Foto: Reprodução
Lula faz reunião para tratar de ações emergenciais para proteção e auxílio ao povo Yanomami
Por Sabrina Santos
Nesta segunda-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez reunião para tratar de ações emergenciais para proteção e auxílio ao povo Yanomami. Entre as ações previstas estão a assistência nutricional e de saúde, com alimentos adequados aos hábitos dos indígenas, e a garantia de segurança necessária para que equipes de saúde possam atuar nas aldeias.
Os povos yanomamis vivem atualmente uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição, entre outras causas, que poderiam ser evitadas. De acordo com a presidência, estão entre as prioridades do governo, garantir rapidamente o acesso à água potável por meio de poços artesianos ou cisternas, e medir a contaminação por mercúrio dos rios e nas pessoas.
Para combater o garimpo ilegal e outras atividades criminosas na região, o presidente determinou que sejam adotadas iniciativas que impeçam o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos. A medida visa impedir a contaminação da água pelo mercúrio utilizado no garimpo e o desmatamento que impacta na segurança e na disponibilidade de alimento nas comunidades. Além disso, a ação também impede disseminação de doenças na região.
Da Redação
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026
- CLDF: Vilela vê marcha de Nikolas como marco da rearticulação da direita - 26 de janeiro de 2026
- Celina compara marcha de Nikolas a Martin Luther King e defende “consciência” e pacificação - 25 de janeiro de 2026

