Haddad ameniza críticas ao BC e diz que ata divulgada pelo Copom é ‘mais amigável’ com o governo
Por Sabrina Santos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira (7) pelo Banco Central, foi mais “analítica” e “amigável”. Nessa segunda-feira (6), Haddad reclamou de uma análise do colegiado do Banco Central, que define a taxa de juros.
Para o ministro da Fazenda a instituição poderia ter sido “um pouco mais generosa” com o governo, em suas avaliações, já que medidas para melhorar as contas públicas foram anunciadas em janeiro. De acordo com a ata do Copom, o BC avaliou que a execução do pacote fiscal anunciado pelo governo Lula, com foco na alta da arrecadação, “atenuaria os estímulos fiscais sobre a demanda, reduzindo o risco de alta sobre a inflação”.
Veio melhor que o comunicado [do Copom, divulgado na semana passada]. Mais extensa, analítica, colocando pontos importantes sobre o trabalho do Ministério da Fazenda. É uma ata mais amigável em relação aos próximos passos que precisam ser tomados.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024