Foto: Reprodução

CÂMARA: Deputado transplantado renal propõe Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos

Por Sabrina Santos

O deputado federal Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ), transplantado renal desde 2017, propõe a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos, em coautoria com a Deputada Dani Cunha (União-RJ). De acordo com os parlamentares, a iniciativa visa melhorar a vida das pessoas que precisam de doação de órgão e tecidos.

Queiroz acredita que a frente terá papel fundamental para dialogar com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e demais órgãos públicos e privados sobre a criação de novas políticas públicas para o tema. O deputado destaca que atualmente no Brasil, mais de 50 mil pessoas estão na fila aguardando por um transplante. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, cerca de 29.690 mil pacientes esperam pela doação de um rim.

Também temos como objetivo dialogar com a sociedade em geral para aprimorar as políticas públicas relacionadas a doação de órgãos e tecidos. Como transplantado renal sei a importância de avançarmos com políticas públicas permanentes para o tema. Há muito o que melhorar para dar mais suporte para as pessoas que estão aguardando doação. Estou muito feliz de ter o apoio da deputada Dani Cunha para fortalecer as discussões da frente parlamentar criada.

Marcelo Queiroz, deputado federal

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *