Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Celina Leão defende Fundo Constitucional em reunião com prefeitos: ‘DF não sobrevive sem ele’
Por Sabrina Santos
Nesta segunda-feira (13), a governadora em exercício, Celina Leão (PP), participou do primeiro dia da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. Na ocasião, Celina defendeu o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) como recurso fundamental para manter a cidade e seus compromissos financeiros.
Além disso, a chefe interina do Buriti defendeu a criação do Conselho da Federação para dar suporte e priorizar as pautas comuns aos estados e municípios, a institucionalização do Fórum de Governadores para reunir as demandas e levá-las ao governo federal, e ações para o reequilíbrio fiscal e o maior investimento em áreas emergenciais.
O GDF acumula funções. Nós sabemos quais as grandes demandas de estados, cidades e prefeituras. Nós vivemos uma crise pós-pandemia, com problemas gravíssimos na área da saúde, cirurgias acumuladas, transporte que precisa de financiamento e infraestrutura. (…) O pacto federativo precisa acontecer. Os estados e municípios pedem socorro. O Governo do Distrito Federal (GDF) não sobrevive sem o Fundo Constitucional. Esse suporte foi feito para que a gente pudesse abrigar a democracia do Brasil e é isso que a gente tem feito com muito zelo e muita cautela
Celina Leão, governadora em exercício do DF
Da Redação
- Goiás: Vilela diz que Goiânia vive fase de consolidação em segurança - 24 de outubro de 2025
- CLDF apresenta projeto para conceder título de cidadão honorário a Vanderlei Luxemburgo - 24 de outubro de 2025
- Eleição 2026: Lula recua e vê adversários avançarem, diz pesquisa - 23 de outubro de 2025

