Simone Tebet diz que juros podem cair em até 45 dias se arcabouço fiscal for ‘bom’
Por Sabrina Santos
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (22), em entrevista à rádio Capital, do Mato Grosso do Sul, que se o novo arcabouço fiscal for “bom”, a taxa básica de juros da economia pode reduzir até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A reunião da Copom está marcada para acontecer no começo do mês de maio.
O governo deve anunciar nas próximas semanas uma nova regra fiscal, após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de viagem oficial à China. O intuito do novo arcabouço fiscal, que vai substituir o atual teto de gastos, é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas.
Se for um bom arcabouço, vai permitir que, na próxima reunião do Copom, daqui a 30, 45 dias, os juros possam começar a cair e significa que tudo vai ficar mais barato na vida das pessoas. Preço dos produtos, do supermercado, tendem a cair, e aqueles que precisam de empréstimo, agronegócio, comércio, vão pegar a juros mais baratos, investir mais, a economia vai crescer, gerar mais empregos.
Simone Tebet, ministra do Planejamento e e Orçamento
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024