Foto: Reprodução

Bolsonaro confirma que ficou com 3° conjunto de joias que ganhou na Arábia; Defesa diz que bens foram catalogados

Por Sabrina Santos

Nesta terça-feira (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que ficou com o terceiro conjunto de joias recebidas de presente da Arábia Saudita, com valor estimado em R$ 500 mil. No estojo de joias havia um relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes, um par de abotoaduras, um anel com diamantes e uma caneta de luxo. O jornal O Estado de S. Paulo revelou nesta manhã que Bolsonaro manteve os presentes guardados como patrimônio pessoal em uma fazenda do ex-piloto de Formula 1 Nelson Piquet. 

Segundo o Estadão, dezenas de caixas foram enviadas para o local em dezembro do ano passado, pouco mais de um mês após o segundo turno das eleições.  Na última sexta-feira (24), a defesa de Bolsonaro entregou joias e armas que o ele  ganhou de autoridades árabes e incorporou a seu acervo pessoal. O Tribunal de Contas da União (TCU) questiona a inclusão dos presentes no acervo pessoal do ex-presidente. 

Até o momento, descobriu-se que foram recebidos pelo menos três conjuntos de joias do país árabe: o primeiro foi uma coleção feminina com colar de R$ 16,5 milhões; o segundo trata-se de um grupo de joias masculinas. Ambos os conjuntos vieram com o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do país Árabe, em 2021.

A defesa de Bolsonaro afirma que “os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República conforme legislação em vigor”. Além disso, reforçaram que “quaisquer presentes encontram-se à disposição para apresentação e depósito, caso necessário”. 

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *