Lula define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%
Por Sabrina Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs o percentual de 1,97% ao mês para o teto de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS. A decisão foi tomada nesta terça-feira (28), no Palácio da Alvorada, em reunião com a equipe ministerial.
O percentual definido por Lula precisará agora ser aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que é o responsável final pela definição da taxa. O Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%.
No início de março, o CNPS reduziu o teto do juros do consignado do INSS de 2,14% para 1,7%. A medida levou bancos – inclusive os públicos – a suspenderem a modalidade de empréstimo. Desde que a determinação entrou em vigor, integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda passaram a articular um percentual intermediário. Ou seja, maior que o 1,7% e menor que o 2,14%.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024