Haddad diz que vê ‘janela de oportunidade’ para BC baixar juros
Nesta quinta-feira (13), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que vê uma “janela de oportunidade” para que o Banco Central brasileiro inicie o processo de corte da taxa básica de juros. A declaração de Haddad foi feita a jornalistas em Xangai, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial à China.
Ao justificar sua afirmação sobre o cenário de oportunidades para a redução dos juros, o ministro mencionou a alta menor que a esperada na inflação anunciada nesta semana e a valorização recente do real frente ao dólar. Além disso, Haddad ainda reforçou que essa medida será necessária para destravar o mercado de capitais.
Tudo está convergindo para aquilo que eu chamo de harmonizar o fiscal com o monetário. Tudo está convergindo nessa direção. Veja aí os efeitos da queda da inflação, o câmbio, o real mais valorizado, as variáveis se estabilizando, a curva de juros futuro caindo. Enfim, há sinais evidentes. É necessário (reduzir os juros), porque o mercado de capitais está travado aguardando as medidas da autoridade monetária.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024