Foto: Reprodução

‘Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%’, diz Lula ao criticar taxa de juros do Brasil durante evento em Portugal

Nesta segunda-feira (24), durante fórum empresarial Portugal-Brasil na cidade portuguesa de Matosinhos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o patamar da Selic, a taxa básica de juros do Brasil. Na ocasião, Lula ainda destacou que a taxa inviabiliza a tomada de empréstimos.

Além disso, o chefe do Executo voltou dizer que seu governo não fará privatizações e criticou as vendas de empresas públicas realizadas nos últimos anos. O presidente ainda reforçou a ideia da sua gestão é convidar os empresários a fazerem parceria naquilo que o governo precisa melhorar e criar de novo.


Nós temos um problema no Brasil, primeiro-ministro, que Portugal não sei se tem, é que a nossa taxa de juros é muito alta, é muito alta. No Brasil, a taxa Selic, que é a taxa referencial, está 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%. Ninguém. (…) O Brasil quer construir, definitivamente, políticas de parceria, nós não queremos relações hegemônicas com ninguém. Não é porque nós somos grandes que temos que ter hegemonia. Nós queremos construir parcerias com as empresas portuguesas e nós queremos que os empresários portugueses construam parceria com nossas empresas. Nós não queremos vender aquilo que já está pronto, nós queremos construir aquilo que falta fazer.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *