Foto: Wesley Costa
Caiado participa da apresentação do novo sistema que combate sonegação de impostos em Goiás; Tecnologia utiliza inteligência artificial
Nesta quinta-feira (27), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou de uma reunião para a apresentação de nova tecnologia adotada pela Secretaria da Economia do Estado para combater a sonegação fiscal. O Governo de Goiás desenvolveu um sistema de monitoramento que utiliza a inteligência artificial na fiscalização de possíveis casos de sonegação de impostos e concorrência desleal. De acordo com o governo, desde o último dia 11, a Central de Operações Estaduais (COE) realiza o cruzamento de dados recebidos de antenas de comunicação instaladas em todo o estado.
As antenas possuem um equipamento que fotografa as placas dos veículos de carga e envia para avaliação fiscal no centro de tecnologia da Secretaria. A partir da leitura das placas, o sistema captura os dados atualizados sobre a documentação fiscal que foi emitida para o veículo fiscalizado em tempo real. O sistema permite que o fiscal saiba quais veículos estão transportando produtos sem nota e com o peso errado. Na reunião, Caiado afirmou que o governo estadual vai se amparar em tecnologia de ponta para fazer o monitoramento diário dos dados.
Meu compromisso será sempre com a governabilidade e com a responsabilidade fiscal.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás
Da Redação
- Câmara: É prioridade cuidar da saúde infantil, diz Prudente - 13 de dezembro de 2025
- Caiado diz que avanços de Goiás podem ‘ruir em um minuto’ e defende continuidade da gestão - 12 de dezembro de 2025
- Câmara: Julio Cesar propõe prazos escalonados para antenas e aceleração do 5G - 12 de dezembro de 2025

