Foto: José Cruz/Agência Brasil.
Lula sanciona reajuste de 9% para servidores do Executivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei que reajusta em 9% salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. O projeto que viabilizou o reajuste foi aprovado nesta semana pelo Congresso Nacional. De acordo o texto sancionado, o reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a valer em 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho.
Esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. Durante discurso, Lula falou sobre a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi reaberta, este ano, com a participação de cerca de 100 entidades sindicais dos servidores públicos. Além disso, o presidente destacou a importância da democracia e do diálogo para se chegar em um ponto comum a todos.
Se tem uma coisa que a sociedade brasileira aprendeu no desgoverno que vivemos foi valorizar a democracia, o diálogo, a negociação. Foram anos sem sentar para conversar com sindicatos, governadores, lideranças. Um governo deve ser muito mais gente do que apenas o presidente.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026

