Foto: Reprodução

NA LUPA: Câmara Legislativa do DF deveria se chamar Câmara Legislativa Federal

Por Fred Lima

Desde que tomou posse, a atual legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vem se portando como uma espécie de apêndice da Câmara dos Deputados. O debate gira sempre em torno da pauta nacional, como os atos golpistas de 08/1, o retorno ao Brasil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os desdobramentos da Operação Venire, ocorrida nessa quarta-feira (3). Além disso, deputados bolsonaristas, como Paula Belmonte (Cidadania), utilizam a tribuna para atacar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defender radicalmente o legado bolsonarista.

Até mesmo o novato deputado Joaquim Roriz Neto (PL) utilizou a tribuna para tecer críticas ao aumento do salário mínimo anunciado dia 01/5 pelo presidente. Bolsonarista de carteirinha, o parlamentar só se esqueceu de comentar sobre os quatro anos sem aumento durante o governo Bolsonaro, inclusive em 2019, quando não tinha crise da Covid-19 e guerra na Ucrânia.

A verdade é que poucos distritais estão legislando pela causa brasiliense. O debate sobre assuntos da capital deve ser retomado urgentemente, visto que a Câmara Legislativa é do DF, não federal, o que não quer dizer que a CPI dos Atos Antidemocráticos tem de cessar seus trabalhos. A investigação continua, mas de forma secundária, dando lugar às prioridades da cidade.

Se o erro persistir, os parlamentares que estão priorizando a pauta nacional em detrimento da local deveriam renunciar e começar a pensar nas eleições de 2026 para deputado federal ou senador. Caso eleitos, estarão no Congresso Nacional para debater as polêmicas que giram em torno do país.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página