NA LUPA: Câmara Legislativa do DF deveria se chamar Câmara Legislativa Federal
Por Fred Lima
Desde que tomou posse, a atual legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vem se portando como uma espécie de apêndice da Câmara dos Deputados. O debate gira sempre em torno da pauta nacional, como os atos golpistas de 08/1, o retorno ao Brasil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os desdobramentos da Operação Venire, ocorrida nessa quarta-feira (3). Além disso, deputados bolsonaristas, como Paula Belmonte (Cidadania), utilizam a tribuna para atacar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defender radicalmente o legado bolsonarista.
Até mesmo o novato deputado Joaquim Roriz Neto (PL) utilizou a tribuna para tecer críticas ao aumento do salário mínimo anunciado dia 01/5 pelo presidente. Bolsonarista de carteirinha, o parlamentar só se esqueceu de comentar sobre os quatro anos sem aumento durante o governo Bolsonaro, inclusive em 2019, quando não tinha crise da Covid-19 e guerra na Ucrânia.
A verdade é que poucos distritais estão legislando pela causa brasiliense. O debate sobre assuntos da capital deve ser retomado urgentemente, visto que a Câmara Legislativa é do DF, não federal, o que não quer dizer que a CPI dos Atos Antidemocráticos tem de cessar seus trabalhos. A investigação continua, mas de forma secundária, dando lugar às prioridades da cidade.
Se o erro persistir, os parlamentares que estão priorizando a pauta nacional em detrimento da local deveriam renunciar e começar a pensar nas eleições de 2026 para deputado federal ou senador. Caso eleitos, estarão no Congresso Nacional para debater as polêmicas que giram em torno do país.
Da Redação
- Câmara Legislativa do DF homenageia os 10 anos da ABBP - 30 de novembro de 2024
- NA LUPA: A obsessão do Planalto em perseguir Ibaneis - 28 de novembro de 2024
- GDF: Redução do ITBI deve impulsionar regularização de clubes em Brasília - 23 de novembro de 2024