Lula viajou ao Japão para participar da reunião de cúpula do G7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou em viagem com destino a Hiroshima, no Japão, para participar da reunião de cúpula do G7. O avião com a comitiva presidencial decolou da base aérea de Brasília na manhã desta quarta-feira (17). Lula só deve chegar a Hiroshima na manhã de sexta (19). O avião fará duas escalas, uma no México e outra em Alasca, nos Estados Unidos.
A viagem do chefe do Executivo ao Japão marca o retorno do Brasil no encontro com líderes dos países mais ricos do mundo. Já que desde 2009, um presidente brasileiro não participa de uma reunião do G7. Na última vez, o próprio Lula que esteve presente na cúpula realizada na Itália. O Brasil participará da reunião na condição de convidado. Lula recebeu o convite do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
De acordo com o Itamaraty, Lula abordará os temas que têm defendido em reuniões internacionais, como a questão do desenvolvimento econômico, social e sustentável dos países em desenvolvimento e a necessidade de pensar em formas para alcançar a paz para superar conflitos existentes. O primeiro dia do presidente no Japão será dedicado a encontros bilaterais com a Índia, Indonésia e Japão.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024