Lula diz que recursos para educação e saúde não são gastos, mas investimento
Nesta sexta-feira (2), durante evento na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os valores repassados as áreas como educação e saúde não configuram gasto, mas investimento. De acordo com Lula, não há nenhum país no mundo que não tenha se desenvolvido sem antes investir em educação.
Além disso, o chefe do Executivo voltou a criticar o patamar atual da taxa básica de juros, a Selic, fixada pelo Banco Central. Segundo o presidente gasto mesmo é pagar 13,75 [% ao ano] por juros para o sistema financeiro do país. Para Lula, o Brasil está pronto para iniciar um ciclo de queda nos juros.
Se a educação é a base de tudo, tomei a decisão de que, no nosso governo, quando se fala em fazer universidade, creche, escola, a gente não pode mais utilizar a palavra gasto. A palavra tem que ser investimento. É uma inversão que a gente precisa fazer. Para a elite dominante desse país, tudo que é benefício é gasto. Saúde é gasto. Ora, a saúde é um baita de um investimento. Todo mundo sabe o quanto custa uma pessoa doente aos cofres do Estado. E o quanto pode produzir, trabalhar e aprender uma pessoa que está com plena saúde. (…) Gasto é a gente pagar 13,75 [% ao ano] por juro para o sistema financeiro desse país. Isso é gasto. O restante é investimento.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024