Ibaneis diz que relator do marco fiscal no Senado vai negociar retirada do Fundo Constitucional da proposta
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou nesta segunda-feira (12), em evento no Palácio do Planalto, que o relator da proposta do novo marco fiscal no Senado, senador Omar Aziz (PSD-AM), vai articular a retirada do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do texto. Além disso, Ibaneis destacou que caso o Senado não retire o dispositivo da matéria, ele vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vete a inclusão do FCDF no novo arcabouço fiscal.
Segundo o chefe do Buriti, o fundo é fundamental para ajudar manter o custeio da Segurança Pública, da Saúde e da Educação da capital. A proposta do novo arcabouço fiscal, aprovado na Câmara dos Deputados, estabelece limite anual de 2,5% para crescimento dos recursos do FCDF. De acordo com cálculos da secretaria de Planejamento do DF, se o projeto for sancionado, a estimativa é que a capital tenha um prejuízo de R$ 87 bilhões em 10 anos.
Vamos trabalhar nas duas linhas, tanto com a retirada [na redação do projeto] quanto com o veto do presidente. Ele [Lula] disse que não tem nenhum problema em relação a isso. Vamos deixar claro que, se houver muita pressa do governo para que [o projeto] não retorne à Câmara, a gente pode negociar essa questão do veto também.
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024