
Foto: Reprodução
Lula sanciona Lei Geral do Esporte e veta regra que flexibiliza indenização aos atletas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com veto, a Lei Geral do Esporte (LGE) nessa quarta-feira (14). O texto que regulamenta a prática desportiva no país e estabelece um sistema nacional para o setor foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado.
A LGE unifica agora toda a legislação relacionada à área esportiva, como a Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998), o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671, de 2003), a Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438, de 2006) e a Lei da Bolsa Atleta (Lei 10.891, de 2004).
Veto
O chefe do Executivo vetou um dos pontos mais polêmicos do texto que trata sobre a cláusula compensatória de atletas em contratos de trabalho. O veto era uma reivindicação de atletas, sobretudo jogadores de futebol, que nas últimas semanas chegaram a realizar protestos em alguns jogos do Campeonato Brasileiro.
A cláusula compensatória é um valor devido pelo clube ao atleta nas hipóteses de rescisão de contrato ou dispensa imotivada de atletas. O valor pode ser livremente acordado entre as partes. No texto aprovado no Congresso, a cláusula compensatória poderia ser flexibilizada caso o atleta obtivesse um novo contrato de trabalho. Sendo assim, o clube só deveria pagar a diferença de valor do novo salário.
Da Redação
- NA LUPA: Com Leandro Grass, PT arrisca repetir desastre eleitoral de 2018 - 25 de julho de 2025
- Eduardo Bolsonaro aponta risco de sanções dos EUA contra Alcolumbre e Hugo Motta - 25 de julho de 2025
- NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2 - 24 de julho de 2025