Ibaneis comemora retirada do FCDF da proposta do novo marco fiscal: ‘Temos o convencimento do relator’
Após o relator do marco fiscal no Senado, o senador Omar Aziz (PSD-AM), confirmar que vai retirar o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do projeto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) comemorou o posicionamento do parlamentar, em evento no Núcleo Rural Pipiripau II, na manhã desta quinta-feira (15). Na ocasião, o chefe do Buriti disse que fez um trabalho minucioso junto a toda bancada do DF na articulação para manutenção do fundo e um dos resultados está sendo colhido agora, com o convencimento do relator da proposta.
Além disso, Ibaneis afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se mostrou favorável à manutenção do atual modelo de repasses da União ao FCDF. O governador explicou que Lira teve uma conversa com vice-governadora, Celina Leão (PP-DF) sobre o assunto e que existe “uma garantia” da parte dele de trabalhar pela aprovação do texto relatado por Aziz. Após ser votado no Senado, o Projeto de Lei Complementar (PLP) que define as diretrizes da nova regra fiscal voltará à Câmara.
Temos trabalhado muito no Fundo Constitucional. Primeiro, fizemos um trabalho junto aos senadores. Hoje, temos o convencimento do relator do projeto pela retirada do artigo que trata do teto do FCDF. (…) O deputado Lira teve uma conversa com nossa vice-governadora, Celina Leão (PP), do mesmo partido dele, e, ontem, ele se reuniu com o senador Aziz. Existe uma garantia da parte dele de que vai trabalhar para que o texto do Senado seja aprovado.
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024