No lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, Lula diz que vai retomar política do preço mínimo para produtos agrícola
Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, no Palácio do Planalto. O governo federal comunicou que o programa disponibilizará R$ 77,7 bilhões para o financiamento do setor.
Na ocasião, o chefe do Executivo disse que quer retomar a política de preços mínimos para produtos agrícolas e que, em situações de queda de preços por supersafras, o governo deve bancar o excedente de alimentos produzidos.
Além disso, Lula destacou que o plano terá o maior volume da história de crédito no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e juros mais baixos para a produção de alimentos, aquisição de máquinas e práticas sustentáveis.
Muitas vezes, a gente vai incentivar vocês a plantarem determinadas coisas. Mas, se houver excesso de produção, a gente tem que bancar. Vocês vão plantar e nós vamos garantir preço mínimo para que ninguém tenha prejuízo na sua safra. A gente não pode incentivar vocês a plantarem. Aí, vocês plantam, o preço cai e vocês não conseguem sequer pagar o que gastaram pra plantar. A gente vai tratar com muita seriedade e com muito respeito.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024