‘Não entende nada de povo’, diz Lula sobre Campos Neto ao criticar manutenção da atual taxa básica de juros
Nesta quinta-feira (29), em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a taxa de juros fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC). A atual taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75%. Lula disse, sem citar o nome do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que a instituição tem um “cidadão que não entende nada de povo” e reafirmou que, com a inflação em baixa, não há explicação para o atual patamar da Selic.
Além disso, o chefe do Executivo afirmou que o Brasil não precisa ter um sistema de metas de inflação “tão rígido” e destacou que o país necessita é de crédito para crescer. Segundo o presidente “o dinheiro precisa circular e, para isso, é preciso juro mais baixo”. Lula ainda destacou que se Campos Neto não mudar a política monetária, o Senado “vai ter que saber lidar com ele”.
Agora, você tem um cidadão que me parece que não entende absolutamente nada de país. Não entende nada de povo, não tem sentimento com o sofrimento do povo e mantém uma taxa de juros para atender aos interesses de quem? A quem esse cidadão está servindo nesse momento? Então, essa que é a questão.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Ping Pong com o deputado Roosevelt - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024