Lula chama presidente do Chile de ‘jovem sequioso e apressado’ por posicionamento sobre guerra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (19) que o presidente do Chile, Gabriel Boric, é “um jovem sequioso e apressado”. A fala ocorreu após o chileno pedir mais firmeza de países latino-americanos sobre a Rússia em documento final da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia. Em coletiva de imprensa, Lula ressaltou que já teve a pressa de Boric para decidir temas de interesse do Brasil em seu primeiro mandato, mas destacou que em reuniões de cúpulas internacionais os interesses discutidos não são só de um país.
Por fim, a cúpula emitiu uma declaração conjunta que traz menção ao confronto no Leste Europeu, mas sem termos hostis à Rússia e com um asterisco no final, citando que um país não concorda com um parágrafo. A Nicarágua não assinou o documento. Durante a conversa com jornalistas, o presidente afirmou que apesar das divergências sobre a assinatura do documento final por causa da expressão “guerra contra a Ucrânia”, a reunião a mais madura e importante que ele já participou.
Eu não tenho por que concordar com o Boric, é uma visão dele. Eu acho que a reunião foi extraordinária, Possivelmente, a falta de costume de participar dessas reuniões faz com que um jovem seja mais sequioso, mais apressado, mas as coisas acontecem assim.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024