Lula quer que países do Brics se tornem membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU
Nesta terça-feira (22), durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que todos os países que compõem o Brics – grupo atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – se tornem membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas a Rússia e China integram o conselho de forma permanente.
Além disso, Lula comentou sobre a entrada de novos integrantes no bloco e ressaltou que esse debate ainda será feito. De acordo com o chefe do Executivo, ele é favorável a entrada de novos países no Brics, mas destacou a importância de debater o assunto para entender qual será o grau de compromisso desses países com o bloco.
É preciso que a gente convença a Rússia e a China que o Brasil, a África do Sul e a Índia possam entrar no Conselho de Segurança. (…) Esse é um debate que vamos fazer. Inclusive, pra gente possibilitar a entrada de novos países, a gente tem que limitar [a discussão] a uma certa coisa que todo mundo concorde. Se não houver um grau de compromisso dos países que entram no Brics, vira uma Torre de Babel. A gente está construindo isso. Penso que, desse encontro aqui, deve sair uma coisa muito importante sobre a entrada de novos países. Sou favorável à entrada de vários países. A gente vai se tornar forte.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024