
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
No Dia da Amazônia, Lula assina demarcação de duas terras indígenas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (5), no Dia da Amazônia, a demarcação de duas novas terras indígenas no país. Os territórios que foram homologados pelo presidente ficam nos estados do Acre e do Amazonas.
Além disso, Lula anunciou uma série de ações fundiárias, incluindo a retomada da Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais, para avançar na destinação social de cerca de 50 milhões de hectares de terras federais ainda não destinadas.
Territórios demarcados
Os territórios que foram homologados são: o Rio Gregório, localizado em Tarauacá, no Acre, área de ocupação tradicional dos povos Katukina e Yawanawá, com mais de 187,1 mil hectares, e de Acapuri de Cima, em Fonte Boa, no Amazonas, caracterizado como de ocupação do povo Kokama, que tem mais de 18,3 mil hectares.
Terras indígenas
Atualmente, constam nos registros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) 761 terras indígenas. Essas áreas representam aproximadamente 13,75% do território brasileiro, estando localizadas em todos os biomas, sobretudo na Amazônia Legal. Desse total, 475 estão regularizadas, oito homologadas, 73 declaradas.
Da Redação
- NA LUPA: Com Leandro Grass, PT arrisca repetir desastre eleitoral de 2018 - 25 de julho de 2025
- Eduardo Bolsonaro aponta risco de sanções dos EUA contra Alcolumbre e Hugo Motta - 25 de julho de 2025
- NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2 - 24 de julho de 2025