Foto: Reprodução
Lula terá reunião com presidente da Ucrânia nos EUA
De acordo com informações do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (20), em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro deve ocorrer na parte da tarde, mas o horário ainda não foi divulgado. A reunião bilateral será a primeira entre os dois líderes desde que Lula assumiu o mandato.
Recentemente, o petista chegou a dizer que a Ucrânia era tão culpada pela guerra quanto a Rússia, assumindo uma posição de neutralidade no confronto. Após a declaração, Zelensky criticou a fala de Lula à Agência EFE e desde então tem cobrado uma postura mais dura do Brasil em relação ao governo russo. A guerra entre os dois países teve início em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.
Além disso, na terça-feira (19), Lula participará da abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nova York, o governo brasileiro vai fazer o primeiro discurso da Assembleia, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim de 1940.
Da Redação
- Câmara: É prioridade cuidar da saúde infantil, diz Prudente - 13 de dezembro de 2025
- Caiado diz que avanços de Goiás podem ‘ruir em um minuto’ e defende continuidade da gestão - 12 de dezembro de 2025
- Câmara: Julio Cesar propõe prazos escalonados para antenas e aceleração do 5G - 12 de dezembro de 2025

