Lula conversa com presidentes do Irã e da Turquia para tratar sobre situação de reféns em Gaza
Nesta terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, com os presidentes do Irã, Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recep Erdogan, para tratar sobre o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, no Oriente Médio. Em nota divulgada pela Presidência, durante os telefonemas, Lula defendeu a libertação dos reféns em Gaza e a criação de um corredor humanitário para permitir o envio de ajuda aos civis.
O chefe do Executivo ainda pediu ajuda para a liberação de cerca de 30 cidadãos brasileiros que aguardam na saída de Gaza e demostrou sua preocupação com as mulheres e crianças da região que sofrem com o conflito. De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente turco se dispôs a contribuir com os trâmites para abertura de Rafah, na fronteira com o Egito, e o Iraniano defendeu o fim imediato dos bombardeios de Israel e negou que o Irã tenha estado por trás do ataque lançado pelo Hamas contra Israel no último dia 7.
O presidente Lula pediu que fosse feito o possível para um consenso que criasse um corredor humanitário e fez um apelo pela libertação de todos os reféns, que seria o melhor sinal para um apelo pelo fim dos bombardeios em Gaza.
Nota da Presidência da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024