GDF: Celina Leão lança plano e capacitação para o combate à violência contra a mulher
O Governo do Distrito Federal (GDF) implementou nesta quinta-feira (11) novas políticas públicas para o combate à violência contra a mulher. As iniciativas incluem o Plano Distrital de Combate à Violência e Proteção à Mulher, a instituição do Selo Dourado para criar espaços de amamentação em órgãos públicos, e o lançamento do programa Ressignificar, voltado para a capacitação de 100% dos servidores da segurança pública no respeito e combate à violência contra a mulher.
Essas iniciativas, implementadas um dia após o trágico feminicídio de Tainara Kellen Mesquita da Silva, de 26 anos, o primeiro registrado no DF neste ano, são cruciais para promover o bem-estar das mulheres e essenciais para o progresso da sociedade.
Durante a cerimônia no Palácio do Buriti, a governadora em exercício Celina Leão (PP) destacou o compromisso do governo em enfrentar esse problema e abordou os desafios de implementar as leis aprovadas e reduzir os casos de feminicídio. Ela enfatizou uma série de ações proativas adotadas pela gestão para lidar com essa questão de maneira assertiva e combativa.
Nós fizemos algumas coisas que servem de modelo para o Brasil. Mudamos a forma de se dar a proteção à mulher. Contávamos com a medida protetiva, mas nem sempre se pedia para colocar tornozeleira nos agressores ou alguma proteção às mulheres. Hoje, toda mulher que vai a qualquer delegacia sai de lá com o dispositivo do Viva Flor. Ou seja, nenhuma mulher sai sem estar protegida e já salvamos muitas vidas. Toda semana esses telefones são acionados por mulheres em situação de perigo e não perdemos nenhuma delas [que contam com o dispositivo]. Infelizmente, ontem nós perdemos uma mulher no DF, demonstrando que a luta diária é necessária.
Celina Leão, governadora em exercício
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024