Lula tenta conciliar aliados de Renan e Lira em reunião tensa sobre Mina
Nesta terça-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com autoridades e grupos políticos opostos para tentar resolver crise após o rompimento de uma mina em Maceió. Participaram da reunião, de um lado, o governador Paulo Dantas (MDB) aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), do outro lado, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A intenção de Lula com o encontro foi pacificar a disputa, mas segundo participantes do encontro, JHC e Renan se interromperam e trocaram farpas em diversos momentos. O foco da briga é o acordo entre a prefeitura e a mineradora Braskem. O grupo de Renan é contra a proposta assinada por JHC, que tira a responsabilidade da empresa pelo acidente. O senador argumentou que não houve um repasse justo à população.
De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o presidente ouviu todos os presentes e pediu um “pacto pela governança”. Além disso, Rui afirmou que ficou combinado que a briga ficará “congelada”. Outra reunião deve ser feita com autoridades do estado, a bancada alagoana no Congresso e representantes da Braskem.
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024