Detran-DF inicia campanha volta às aulas com foco na segurança no trânsito escolar
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início, nesta segunda-feira (29), à “Campanha Volta às Aulas”, uma iniciativa voltada para a conscientização de pais e alunos sobre a importância da segurança no trânsito durante o período escolar. A ação contará com atividades educativas, revitalização de faixas de pedestres e intensificação das fiscalizações em locais próximos a instituições de ensino.
As primeiras atividades foram realizadas em frente a uma escola particular da Asa Sul e outra em Ceilândia. Educadores de trânsito do Detran-DF estabeleceram tendas educativas, onde distribuíram materiais informativos e orientações sobre o uso adequado da faixa de pedestre, especialmente para crianças. Além disso, os pais receberam informações cruciais sobre os cuidados ao contratar serviços de transporte escolar. Para Takane Kiyotsuka, diretor-geral do Detran-DF, a volta às aulas impacta não apenas a dinâmica do trânsito, mas também o fluxo de pedestres, justificando a importância da campanha.
Estamos comprometidos com ações específicas para o retorno às aulas, priorizando um trânsito seguro para pais e alunos.
Takane Kiyotsuka, diretor-geral do Detran-DF
A campanha se estenderá por duas semanas, com a equipe do Detran-DF visitando diversas escolas. Na terça-feira, as ações serão realizadas no Colégio Objetivo, próximo ao Parque de Águas Claras, das 7h às 14h, e na Escola Pedacinho do Céu, no Guará II, das 12h às 13h30. Já na quarta-feira, as equipes estarão presentes no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque Vaquejada, das 9h às 15h. Na sexta-feira, haverá ação educativa nos Colégios Santo Antônio e Sigma, ambos na 911/912 Sul, e na Quadra Central 01 de Santa Maria, das 8h às 13h.
Revitalização de faixas de pedestres e fiscalização intensificada
A Engenharia de Trânsito do Detran iniciou, neste mês de janeiro, a revitalização das sinalizações de trânsito no Distrito Federal, priorizando as faixas de pedestres, especialmente aquelas próximas às escolas. Mais de 100 faixas já foram revitalizadas para garantir a segurança dos alunos em todo o percurso casa-escola.
Paralelamente, as próximas duas semanas contarão com ações intensificadas de policiamento e fiscalização de trânsito em 250 Pontos de Demonstração (PDs) e 20 Operações Tipo Blitz Escolar. Os agentes de trânsito estarão atentos às travessias de pedestres, à fluidez do trânsito e ao embarque e desembarque de passageiros, bem como ao estacionamento irregular que possa comprometer a segurança viária.
As blitz escolares, realizadas pelo menos duas vezes ao dia, terão como foco a verificação da documentação dos veículos de transporte escolar. Condutores que não possuírem a devida autorização estarão sujeitos a multa, pontos na CNH e remoção do veículo ao depósito.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024