STF: André Mendonça determina 60 dias para renegociação de acordos da Lava Jato
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, estabeleceu um prazo de 60 dias para que órgãos públicos e empresas renegociem os termos dos acordos de leniência da Lava Jato. Ele também ordenou a suspensão de sanções em caso de atraso nos pagamentos, interrompendo efetivamente o cumprimento dos compromissos. Os acordos permitem que empresas ressarçam o erário e colaborem com investigações em troca da continuidade de contratos com a administração pública.
Mendonça conduziu uma audiência com empresas, Procuradoria-Geral da República e órgãos federais, incluindo CGU, AGU e TCU. Durante a reunião, o ministro negou estar promovendo “revisionismo histórico”. Ele atua como relator em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) movida por Psol, PCdoB e Solidariedade, que pedem a suspensão dos acordos, alegando abusos nas negociações anteriores ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de 2020.
Os acordos da Lava Jato, fechados na década passada com empresas como Odebrecht e J&F, envolveram bilionárias multas e colaboração em investigações. Executivos confessaram crimes em contratos com a Petrobras como parte desses acordos.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024