Ministro de Minas e Energia diz que Petrobras pode pagar dividendos extraordinários sob controle do governo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou na noite de segunda-feira (11) que a Petrobras está considerando a possibilidade de efetuar o pagamento de dividendos extraordinários, inicialmente retidos após a divulgação dos resultados financeiros. Silveira ressaltou, no entanto, que os investidores devem estar cientes de que o governo é o controlador da estatal e que qualquer decisão nesse sentido passa pela análise e autorização do Executivo.
A declaração foi feita em conjunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante uma coletiva de imprensa que abordou a crise desencadeada após o Conselho de Administração da Petrobras decidir não distribuir dividendos extraordinários aos acionistas na semana passada. Haddad também indicou que ainda existe espaço para a possibilidade de pagamento dos dividendos extraordinários, uma vez que a situação está sendo avaliada de maneira dinâmica.
Os dividendos representam uma fatia dos lucros da empresa distribuída entre os acionistas. A decisão de não distribuir esses dividendos é percebida pelo mercado como um possível sinal de menor atratividade e rentabilidade da estatal. Vale destacar que os dividendos extraordinários são valores além do mínimo obrigatório, ou seja, a empresa não é obrigada a pagá-los.
Após a decisão da Petrobras de não distribuir os dividendos extraordinários na semana passada, o valor de mercado da estatal sofreu uma significativa queda, totalizando R$ 55 bilhões. Questionado sobre a possibilidade de reversão na decisão da Petrobras em relação ao pagamento, Silveira enfatizou a dinâmica da questão. Ele explicou que o montante destinado a uma “conta de contingência”, uma reserva que não pode ser utilizada para investimentos, e afirmou que o governo tem atuado com cautela no respeito à governança da Petrobras.
É natural que essa questão da distribuição de dividendos (…) É uma questão muito dinâmica (…) O governo do presidente Lula tem trabalhado com muito cuidado no respeito à governança da Petrobras. Todos os investidores, eu sempre destaquei isso, sabem quando compram ações da Petrobras, sabem que o governo é controlador, o governo tem a maioria do conselho.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
Da Redação
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024