STF forma maioria para descriminalizar porte de maconha
Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, com o voto decisivo do ministro Dias Toffoli. A análise, que já durava nove anos, enfrentou um impasse após um pedido de vista do próprio Toffoli, que, ao votar, destacou que o artigo 28 da Lei das Drogas já pressupunha a não criminalização do porte de drogas. Apesar da maioria formada no STF, a medida ainda encontra forte resistência no Congresso, onde uma PEC aprovada pelo Senado criminaliza o porte da substância.
Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e a aposentada Rosa Weber votaram a favor da descriminalização. Em contrapartida, Cristiano Zanin, André Mendonça e Kassio Nunes Marques se posicionaram contra. Ainda restam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia para a conclusão do julgamento.
Da Redação
- Governo anuncia bloqueio R$ 6 bi do Orçamento para manter meta fiscal de 2024 - 22 de novembro de 2024
- Caiado elogia trabalho da Polícia Civil de Goiás em Congresso Jurídico de Delegados do Centro-Oeste - 22 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis entrega pavimentação de rodovias em Planaltina - 22 de novembro de 2024