GOIÁS: Caiado diz que dívida com União asfixia contas dos estados
Em Brasília, nesta terça-feira (2), o governador Ronaldo Caiado (UNIÃO) destacou a urgência de revisar o indexador da dívida dos estados com a União, classificando-a como um fator de asfixia para as contas estaduais. Segundo ele, a atual taxa compromete severamente os investimentos em infraestrutura, saúde, educação, segurança e programas sociais.
Nós governadores vamos trabalhar fortemente junto ao projeto para que atenda melhores condições, garantindo sobrevivência aos estados que não têm como manter esse indexador.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás
Impacto do indexador na dívida estadual
Desde 2015, a dívida dos estados brasileiros aumentou significativamente, atingindo R$ 584 bilhões devido ao indexador atual, que combina IPCA mais 4% de juros ou taxa Selic. A proposta de alteração visa substituir esse modelo por IPCA mais 1%, direcionando a diferença para um fundo de equalização. Este fundo seria destinado a investimentos em educação profissionalizante, infraestrutura e segurança pública, conforme definido pelo projeto em tramitação no Congresso Nacional.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024