GDF: Celina regulamenta Lei do Aluguel Social para vítimas de violência doméstica e vulnerabilidade social
Nesta terça-feira (9), a governadora em exercício, Celina Leão (PP), anunciou a regulamentação da Lei do Aluguel Social, uma medida destinada a mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social. A medida, implementada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), foi apresentada em um evento no Palácio do Buriti, destacando a importância de garantir moradia segura para essas mulheres sem comprometer o sustento familiar.
O decreto assinado por Leão regulamenta a lei nº 6.623/2020, de autoria do deputado federal Rafael Prudente. A assistência financeira temporária oferecida pelo aluguel social tem duração inicial de seis meses, podendo ser estendida até 12 meses. Para a governadora em exercício, a iniciativa é uma prioridade do governo para cuidar das mulheres e integrá-las de maneira mais segura e digna à sociedade, promovendo ações coordenadas que abrangem desde a prevenção da violência até a capacitação profissional.
Será o mesmo valor daquele auxílio emergencial, que é de meio salário mínimo. Tem que ter alguns pré-requisitos, indicadores, mostrando a vulnerabilidade social. É uma prioridade do governo realmente cuidar das mulheres. A gente sempre tem falado não só na questão do feminicídio, da violência, mas na questão da capacitação também, de melhorar a qualidade de vida, de colocar essa mulher no mercado de trabalho. Então, são várias ações; vocês percebem que são ações coordenadas, planejadas, para que a gente possa cada dia mais ter uma cidade mais segura para as mulheres viverem.
Celina Leão, governadora em exercício do DF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024