Lula diz que BNDES financiar exportação é decisão política, não técnica
Durante uma visita a São José dos Campos, nesta setxa-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou que o financiamento de exportações pelo BNDES é uma escolha baseada em decisões políticas, não técnicas. Em um discurso direcionado à política de crédito do banco, Lula criticou a alocação de recursos, argumentando que decisões econômicas e técnicas deveriam prevalecer sobre considerações políticas. Ele também fez críticas veladas à administração anterior do BNDES, caracterizando-a como focada na remessa de recursos para o Tesouro Nacional em vez de apoiar o crescimento empresarial.
Lula defendeu a continuidade do financiamento de exportações como um meio de impulsionar o crescimento econômico do Brasil, comprometendo-se a garantir que o BNDES atenda às necessidades das empresas do país. Ele ainda destacou a rigidez dos critérios de concessão de crédito do banco, sugerindo que o processo é tão exigente que apenas empresas financeiramente robustas conseguem obter empréstimos, com demoras significativas na liberação dos recursos.
O BNDES é tão duro, é tão duro, que só consegue pegar dinheiro emprestado no BNDES quem não precisa de dinheiro. Porque a exigência é muito grande, leva 150 dias, 200 dias para liberar o empréstimo.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024